segunda-feira, 28 de novembro de 2011

RELATÓRIO DA PRÁTICA

Relatório de Informática Educativa
            Nesta atividade prática tivemos que criar um blog, no qual deveríamos apresentar nosso blog falando sobre os conceitos de educação adquiridos ao longo do curso normal, elaborar um plano de aula interdisciplinar e este presente relato.
            Acredito que tenha sido importante aprender a utilizar um blog, pois este pode vir a ser uma ferramenta importante na prática docente, pois poderão ser compartilhados pensamentos e atividades com outros educadores.
            Penso que esta atividade foi boa para exercitarmos a prática da pesquisa, já que bons professores sempre se mantêm atualizados e informados. Com esta também pudemos continuar aprendendo, pois tivemos de planejar e observar o blog de outros colegas.
            Sendo assim passa ser de extrema importância que futuros educadores tenham conhecimento e domínio sobre novas ferramentas virtuais, que o mantêm atualizado e pode ser utilizado como recurso pedagógico em diversos níveis de ensino.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR PARA 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR PARA 2º ANO DO EF
JUSTIFICATIVA: a interdisciplinaridade está contemplada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e é positiva tanto para os educadores quanto para os alunos. Os professores melhoram a sua comunicação com os colegas e aprimoram a sua prática docente enquanto os educandos tem o ensino voltado para a compreensão do mundo que os cerca desenvolvendo a capacidade de resolver situações problemas independentemente. A escola também é beneficiada criando relações e parcerias com a sociedade. Fazenda propõe que a interdisciplinaridade a é capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um e não partes, ou fragmentações.
Um trabalho interdisciplinar, antes de garantir associação temática entre diferentes disciplinas, deve buscar unidade em termos de prática docente, ou seja, independentemente dos temas/assuntos tratados em cada disciplina isoladamente. Em nossa proposta, essa prática docente comum está centrada no trabalho permanentemente voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades, apoiado na associação ensino, pesquisa e no trabalho com diferentes fontes expressas em diferentes linguagens, que comportem diferentes interpretações sobre os temas/assuntos trabalhados em sala de aula. Portanto, esses são os fatores que dão unidade ao trabalho das diferentes disciplinas, e não a associação das mesmas em torno de temas supostamente comuns a todas elas. (BRASIL, 2002b, p. 21-22)

1ª ATIVIDADE: Narração da História Bruna e a Galinha D’Angola da autora Gercilga de Almeida
Objetivo:
  • Introduzir de forma lúdica o tema de estudo “África” para que os alunos conheçam e percebam a cultura afro presente em nossa sociedade.

Procedimentos: Narrar a história Bruna e a Galinha D’ Angola com o auxílio de um varal didático, onde estará representada a história. Os alunos ficarão sentados em forma de meia lua, de forma que todos visualizem a narração.
2ª ATIVIDADE: Interpretação Oral
Objetivo:
  • Expor as suas idéias e pensamentos a partir da história para assim aprimorar a sua capacidade de argumentação crítica e assim relembrar aspectos significativos da história.
Procedimentos: As crianças ainda estarão sentadas da mesma forma em que ouviram a história. Primeiramente solicitaremos que os alunos contem o que lhes foi significativo no conto. Posteriormente faremos os seguintes questionamentos:
  • Quem era a personagem principal?
  • Quem contou para a menina Bruna a lenda da Galinha Conquém?
  • De que lugar era esta lenda?
  • Você já conhecia uma galinha D’Angola?
  • O que a menina Bruna fez para conseguir novos amigos? E quem foi a sua primeira amiga?
  • Você conhece lendas de outros lugares?
3ª ATIVIDADE: Visualizando a África
Objetivo:
  • Observar as diferentes paisagens, animais e cidadãos africanos para que possam visualizar e conhecer a realidade africana.
Procedimentos: instalar um Data Show na sala de aula, onde mostraremos aproximadamente doze imagens que retratam a diferente realidade deste país. Utilizaremos imagens de paisagens, pessoas, animais, representações culturais e a bandeira local. 
4ª ATIVIDADE: Tecendo a África
Objetivo:
  • Expressar e comunicar a sua visão da África a partir das imagens para o tornar concreto o seu entendimento sobre o que foi visualizado anteriormente;
  • Interagir com materiais diferenciados, para utilizá-los em outras situações;
  • Aprimorar a motricidade fina para que tenham noção espacial na produção artística para aperfeiçoar os movimentos de escrita.

Procedimentos: separar a turma em trios de cinco componentes, cada grupo deverá ficar organizado em uma parte da sala. Para cada grupo disponibilizar uma cartolina japonesa, e para o grande grupo disponibilizar papel crepom e diferentes tecidos. Deverão confeccionar uma bandeira africana, onde cada grupo deve representar o que mais lhes foi significativo nas imagens anteriormente visualizadas (paisagens, pessoas, animais e representações culturais). Quando os grupos terminarem pedir que eles apresentem suas bandeiras e depois estas poderão ser expostas no corredor da escola.

RECREIO

5ª ATIVIDADE: Eu gosto do meu Colega...
Objetivos:
·         Exteriorizar os sentimentos que tem para com seus colegas para que possam compreender de forma concreta como os valores do carinho e da amizade se aplicam no cotidiano;
·         Aperfeiçoar a capacidade de expressarem-se em público para facilitar a comunicação com as colegas e demais pessoas;
·         Aprimorar os movimentos de lançamento e preensão para melhorar a motricidade ampla.
Procedimentos: solicitar que os alunos levantem e permaneçam no círculo. Explicaremos a atividade que se dará da seguinte forma: dar para um estudante o novelo de lã. Este deve lançá-lo para um colega e dizer “eu gosto do meu colega com A porque ele é (amigo, alegre)”. O aluno que recebeu o novelo e deve lançá-lo para um colega e este deve repetir a mesma frase, porém utilizando a letra B. isto deve ser feito em ordem alfabética, podendo passar as letras mais difíceis com H e K. Caso faltem letras o alfabeto pode ser reiniciado.
6ª ATIVIDADE: desembaralhando o texto “Companheirismo Valores para a Vida” de Janet Riehecky
Objetivos:
·         Aprimorar a capacidade de leitura e compreensão do texto, para que consigam organizar a história;
·         Observar aspectos gramaticais como pontuação, diálogos, parágrafos e uso de letras maiúsculas para que possam familiarizar-se com estas regras e posteriormente possam aplicá-las em suas produções escritas.
Procedimentos: organizar a turma em três grupos de cinco. O texto será recortado em partes e depois as fichas devem ser apresentadas em forma aleatória. Os discentes deverão ler as partes com cuidado, comparar as frases, as palavras, a pontuação e indicar a ordem correta dos segmentos. Após os alunos terem organizado o texto, fornecer o texto original e pedir que eles comparem e visualizem se organizaram o texto corretamente.

7ª ATIVIDADE: interpretação de texto
Objetivo:
·         Perceber as atitudes corretas a serem tomadas para uma melhor convivência em grupo;
·         Interpretar o texto de forma escrita refletindo sobre a mensagem da história assimilando o significado de companheirismo.

Procedimentos: A docente escreve no quadro o título “Atividades“ e as questões sobre o texto anteriormente lido, pedir que os alunos copiem em seu caderno e depois respondam, é importante lembrar que as respostas sejam completas. O exercício será escrito na letra bastão. As questões serão as seguintes:
1.    Coloque dentro dos ( ) V quando a frase for verdadeira e F quando a frase for falsa:
( )  Ser companheiro é ficar zangado quando o colega erra.
( )  Quando perdemos um jogo devemos cumprimentar o adversário, mas não nos prepara para a próxima vez.
( )  quando o amigo ganha o papel do teatro que você queria você deve ajudar a decorar o texto errado
( ) devemos parabenizar os colegas quando tiram notas boas, mas devemos ficar convencidos quando tiramos a melhor nota.

2.    Responda:
A) Você é um bom companheiro? Por quê?
B) Quais atitudes podemos adotar para sermos mais companheiros na escola?
            Após trinta minutos iniciar a correção. A educadora chama um educando e este lê a pergunta e sua respectiva resposta. Esse procedimento será realizado até o término das questões.
8ª ATIVIDADE: uma explicação sobre os valores
Objetivos:
·         Representar de forma diferenciada e lúdica os valores humanos;
·         Utilizar a criatividade e expressão facial e corporal representando o valor (sorteado) de forma que os demais colegas possam interpretá-lo.

Procedimentos: solicitar que as crianças formem duplas (isso será feito de acordo com a vontade deles). Então para cada dupla oferecer um coração de papel, no qual estará a explicação dos significados de valores (amor, respeito, carinho, companheirismo, paz, sinceridade e alegria), pois muitos alunos não conhecem o real significado de alguns valores. Após dez minutos, nos quais eles poderão “ensaiar” uma apresentação para os colegas, cada dupla deverá fazer uma mímica que represente o valor que estava no coração que receberão. As outras duplas deverão adivinhar qual é o valor, mas cada dupla somente terá uma chance. Após a mímica ser adivinhada, pedir que a dupla que realizou a mímica explique para a turma com suas palavras o que estava escrito na folha que receberam. Após as crianças terem formulado um significado, todos os alunos deverão anotar este em seu caderno. Este procedimento se repetirá com todas as demais duplas. Os significados serão os seguintes:

RESPEITO: É NÃO FAZER PARA O OUTRO AQUILO QUE NÃO QUEREMOS QUE FAÇAM PARA NÓS, É DEIXAR QUE AS PESSOAS FALEM O QUE ELAS ACHAM CERTO, MESMO QUE NÓS NÃO ACHEMOS CORRETO O QUE ELAS FALARAM.

COMPANHEIRISMO: É AJUDAR O PRÓXIMO, É ESTAR JUNTO COM QUEm PRECISA DE NOSSA COMpaNIA, É SABER OUVIR O QUE OS OUTROS PRECISAM FALAR.

ALEGRIA: É ESTAR DISPOSTO A AJUDAR O PRÓXIMO, ESTAR FELIZ, UMA PESSOA ALEGRE É AQUELA QUE ANIMA O DIA DAS PESSOAS AO SEU REDOR.

PAZ: É NÃO BRIGAR, NEM BATER OU EMPURAR AS PESSOAS QUE NÃO FAZEM O QUE NÓS QUEREMOS. É SABER CONVERSAR PARA RESOLVER OS PROBLEMAS.

sINCERIDADE: É FALAR A VERDADE PARA AS PESSOAS MESMO QUE ELAS NÃO CONCORDEM COM A REALIDADE.

CARINHO: É UM SENTIMENTO QUE FAZ COM QUE AS PESSOAS SE GOSTEM, CARINHO É FAZER UMA CARÍCIA EM ALGUÉM QUE GOSTAMOS. COM CARINHO AS PESSOAS SÃO MAIS AMIGAS.

            AMOR: É O MAIOR SENTIMENTO QUE AS PESSOAS podem sentir umas pelas outras, é quando as pessoas conseguem unir a amizade, o companheirismo, a paz, a alegria, o respeito e a sinceridade para viverem se sentindo bem.

           
9ª ATIVIDADE: Narração da História “Um Mundinho de Paz” da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Objetivo:
·         Perceber a importância dos valores humanos para a boa convivência e harmonia na sociedade.

Procedimentos: narrar a história “Um Mundinho de Paz”, lendo e após mostrando as figuras para a turma. As crianças poderão ficar sentadas como estavam sentadas anteriormente. Após a narração conversar com os alunos sobre o que lhes chamou atenção na história e como isso pode ser relacionado com o tema de estudo da turma.
10ª ATIVIDADE: Fazendo uma corrente de bonecos de papel
Objetivo:
·         Representar e demonstrar de forma gráfica significando os valores humanos estudados.
Procedimentos: disponibilizar para cada criança uma folha de ofício, quando todas as crianças tiverem recebido uma folha, a professora mostra o que deve ser feito. A folha deverá ser dobrada cinco vezes no sentido vertical, a ficar com um folheto. Pedir que na primeira parte, as meninas desenhem uma menina e que os meninos desenhem um menino. Depois a docente mostrará como cortar, de modo que todos os bonecos fiquem unidos. Então na corrente de bonecos cada criança deverá escrever uma mensagem para um colega que será sorteado anteriormente e depois decorar.

MATERIAIS:
·         Livro “Bruna e a Galinha D’Angola” da autora Gercilga de Almeida;
·         Imagens diversas da África;
·         Data show;
·         Cartolinas japonesas;
·          Papeis crepons;
·         Diferentes tecidos;
·         Texto embaralhado “Companheirismo Valores para a vida”;
·         Corações com significados dos valores;
·         Folhas de ofício.

AVALIAÇÃO: a avaliação pode ser feita a partir da participação e do interesse dos estudantes. Também podem ser utilizadas cartilhas para fazer anotações sobre determinadas crianças para compor a avaliação trimestral. Nesta aula também poderá ser avaliada a compreensão do significado dos valores humanos trabalhados.

Conceitos de Educação

Atualmente os profissionais que atuam na área da educação utilizam-se da teoria construtivista desenvolvida pelo psicólogo suiço Jean Piaget no século XX. Os estudos de Piaget sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubaram várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem, tais como fazer inúmeros exercícios de repetição e autoritarismo do professor, numa sala de aula na qual somente o educador fala e os educandos somente ouvem.
As ideias de Piaget estão presentes em diversas instituições de ensino em todo o  mundo. Suas teorias buscaram implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que buscasse formar cidadãos criativos e críticos, capazes de utilizar seus conhecimentos para resolver situações cotidianas de forma autônoma.  De acordo com seus pensamentos, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem significativa e duradoura, utilizando para isto diferentes metodologias que tornem as aulas dinâmicas e atraentes.
"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." Jean Piaget

Para auxiliar no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento de diferentes metodologias eficazes no processo, Jean Piaget estabeleu os estágios do desenvolvimento infantil que são:

Período Sensório-Motor (0 a 2 anos)
Período Pré-Operatório (2 a 7 anos)
Período das Operações Concretas (7 a 11 ou 12 anos)
Período das Operações Formais (11-12 anos em adiante)