sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Conceitos de Educação

Atualmente os profissionais que atuam na área da educação utilizam-se da teoria construtivista desenvolvida pelo psicólogo suiço Jean Piaget no século XX. Os estudos de Piaget sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubaram várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem, tais como fazer inúmeros exercícios de repetição e autoritarismo do professor, numa sala de aula na qual somente o educador fala e os educandos somente ouvem.
As ideias de Piaget estão presentes em diversas instituições de ensino em todo o  mundo. Suas teorias buscaram implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que buscasse formar cidadãos criativos e críticos, capazes de utilizar seus conhecimentos para resolver situações cotidianas de forma autônoma.  De acordo com seus pensamentos, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem significativa e duradoura, utilizando para isto diferentes metodologias que tornem as aulas dinâmicas e atraentes.
"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." Jean Piaget

Para auxiliar no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento de diferentes metodologias eficazes no processo, Jean Piaget estabeleu os estágios do desenvolvimento infantil que são:

Período Sensório-Motor (0 a 2 anos)
Período Pré-Operatório (2 a 7 anos)
Período das Operações Concretas (7 a 11 ou 12 anos)
Período das Operações Formais (11-12 anos em adiante)  

Um comentário:

  1. Parabésn pelo plano e pelo relatório Camila.
    Concordo plenamente com os teus conceitos de educação e também tenho como um dos teóricos referência Jean Piaget.
    Beijos amiga. :)

    ResponderExcluir